sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Questões Sobre Salvação

                                    

                                    

  
    Dúvidas sempre me vinham à cabeça. A questão soteriológica sempre ficou pertinente em mim. Como um homem pode ser justificado e salvo, se ele peca o tempo todo? Não há como se negar, nós pecamos todos os dias. Por mais que busquemos ao Senhor, sempre pecamos. Como fazer para não errar o alvo até o dia em que morrermos? Depois de muitas meditações pessoais com o nosso bom Pai e nas Escrituras, percebo que não haverá um só momento em que não pecaremos. E o melhor. Não é por causa disso que seremos deixados no lado de fora (Mt 25:1-13).

    Analisemos três concepções soteriológicas divergentes que permeia toda a questão teológica sobre este assunto. Primeiro: Universalismo - Esta concepção visa que todos os seres humanos serão salvos por Deus, portanto, segundo essa concepção, o sacrifício de Cristo foi exatamente completo e eficaz. O ser humano sempre pecará, mas, no final de tudo, ele será justificado pelo novo Adão (Rm 5:17-19). Segundo: Calvinismo - Para estes, Deus elegeu, antes da criação do mundo, aqueles que iriam ser salvos (Ef 1:4,5), sendo assim, aqueles que não foram eleitos irão para a perdição eterna. O sacrifício de Cristo só foi para os eleitos. Terceiro: Arminianismo - Esta corrente soteriológica afirma que Cristo morreu por todos e quer que todos sejam salvos (1 Tm 2:3,4), mas o ser humano tem a escolha de querer se aproximar de Deus ou não (Gn 4:7).

    Depois de analisarmos estas três principais correntes sobre a salvação humana, podemos perceber algo mais. Não gosto de me posicionar, porque isso é muito complexo, mas exporei o que penso, e, vocês, leitores, exporão as suas também. Penso que não é por nossos esforços de não pecar que somos justificados por Jesus. Como escrevi acima, por mais que não tentemos pecar, sempre pecaremos (1 Jo 1:10), não há ninguém nesta Terra que nunca pecou, a não ser o Filho de Deus (2 Co 5:21). A Bíblia, em Romanos 7:15-25 nos diz que há uma luta. Nós, que somos conscientes de nossa imperfeição e carência de Deus, não fazemos o que desejamos, mas sim o que odiamos. Somos cônscios do erro que cometemos, mas, cometemos. Há pessoas, que se dizem cristãs, que pecam voluntariamente, sabendo e não tendo receio algum que está pecando. Com isso, em Hebreus 10:26,27 nos diz que, para tais pessoas, não resta sacrifícios pelo seus pecados, isso, se morrer sem o reconhecimento de que está no erro. Se alguém peca, mas sempre luta para não pecar, perdendo batalhas e ganhando também, reconhecendo que é pecadora e carente da Graça divina, sua justificação é certa.

    Com tudo isso enfatizo o fato de que Deus amou primeiro o homem, se tornando aberto àqueles que percebem seu amor. Não há completamente nada que possamos fazer para sermos salvos, somente isso, reconhecer que somos pecadores e, que, mesmo pecando e lutando contra o pecado, sua Graça no justifica por meio de Seu Filho, morto e ressuscitado.

Salvação e caráter em Cristo Jesus!

     

Nenhum comentário: