sábado, 29 de maio de 2010

Igreja Institucional

Não pretendo ser pesado no falar. O que exporei aqui é o que percebi nessa minha caminhada cristã. Foi no cristianismo protestante onde dei os meus primeiros passos para uma vivência linda com Jesus de Nazaré. Minhas raízes de fé são fincadas no protestantismo. Antes, era um simples católico-romano nominal sem convicção alguma em ir a uma missa. No entanto, creio sim, que existem católico-romanos e católicos-ortodoxos que têm uma vivência com Jesus.

Refletindo e meditando sobre a instituição cristã, constato que tudo que é malévolo há nela. Algo que se torna institucional visa sempre a ordem antes do que a vida. Machiavel fala da horrenda instituição em geral.“Não há empresa (tarefa) mais difícil de conduzir, mais incerta quanto ao êxito e mais perigosa, do que a de introduzir novas instituições. Aquele que nisso se empenha tem por inimigos todos quantos lucravam com as instituições antigas, e só encontra tíbios defensores naqueles aos quais as novas se aproveitam”.

Vi muitos sacerdotes que colocaram pessoas e até mesmo suas famílias em segundo lugar para dar prioridade à igreja. Será que é isso que deve ser? Em um ministério da igreja, líderes são altamente intransigentes para o bom funcionamento do ministério e ignoram pessoas.

Nunca falarei mal da Igreja de Cristo, que é santa e imaculada. A Igreja é a noiva de Cordeiro sim. Não sou louco de falar mal desta igreja, mas sim da outra, já mencionada. A Igreja somos todos nós que nos reunimos em Espírito e em Verdade. Há pastores e mestres sim, mas sem pretensões hierárquicas.

A Igreja de Cristo é gloriosa.

Espero que tenha me feito compreender.

Salvação e caráter em Cristo Jesus.

Nenhum comentário: